Site responsivo é aquele que foi projetado de maneira inteligente para se adaptar às diferentes resoluções que existem, levando-se em consideração, por exemplo, a largura da tela do dispositivo utilizado para navegar na Internet.
Um site desses é concebido por meio do design responsivo, o qual desenha sites de forma que suas páginas sejam expostas sem a distorção de imagens e sem a desproporcionalização de demais elementos. Em outras palavras, o site responsivo é aquele que pode ser visualizado com seu layout adaptado harmonicamente.
Já o site mobile, muitas vezes confundido com o termo do qual falamos, tem o propósito de ser aberto em dispositivos específicos. Por essa razão, acaba tendo um design diferente do original.
Uma vez esclarecido o conceito do termo, vamos conhecer os motivos pelos quais uma empresa precisa investir no site responsivo deseja ter sucesso com vendas online.
Se o usuário tem uma experiência positiva quando navega na página da marca, maiores são as chances de que realize uma compra ou comente com colegas e parentes a respeito. Criar um site que possa ser acessado de onde se estiver, fará com que a marca seja percebida como aquela que se importa em se adequar às necessidades de seus clientes.
Além disso, mobilidade é sinônimo de agilidade. Muitas vezes o indivíduo realiza uma pesquisa enquanto está na rua e precisa de respostas rápidas. Pense no exemplo de um executivo com pressa para chegar ao seu próximo compromisso em um bairro desconhecido, mas que antes deseja fazer uma parada para tomar um café. Eis que ele saca seu dispositivo e busca por cafeterias e encontra a sua. Porém, ao entrar na página, o conteúdo não parece relevante, é difícil ler o cardápio e as imagens se distorcem – pode esquecer. Ele provavelmente nunca pisará os pés na loja ou fará um pedido online para entrega.
Websites responsivos são favorecidos pelo mecanismo do Google e o tráfego orgânico aumenta quando a busca é realizada por meio de um dispositivo móvel. Logo, utilizar-se de técnicas de Search Engine Optimization (SEO), trará mais destaque ainda para a página da marca que pode ser acessada livremente de onde o cliente estiver.
Pensando novamente no exemplo do executivo apressado atrás de um café: ele digita a palavra-chave para buscar o que precisa e se depara com uma vasta lista de nomes de estabelecimentos. Se o nome da sua cafeteria está entre as primeiras opções, há mais chances de que ele clique no seu link. E se o link o leva para um website responsivo do seu negócio, é praticamente tido como certo que seu endereço será visitado e que lá ele realizará uma compra.
Um relatório publicado pela Digital, Social & Mobile no ano de 2015 aponta para um fato que não muito desconhecido – o acesso à Internet via dispositivos móveis vem crescendo e a tendência é que não pare mais.
Essa mesma pesquisa garante que, entre o período do estudo e de sua publicação, a visualização de páginas online por meio de dispositivos móveis aumentou impressionantes 109%, ao passo que a visualização em desktop caiu em 12 pontos percentuais.
E as razões acima são apenas algumas que justificam o investimento de uma marca para o desenvolvimento de seu site responsivo – não tem como ignorar uma realidade que bota a mobilidade em um pedestal.
Demais atitudes podem ser tomadas para que uma marca não seja excluída dessa realidade do mundo digital. Fora o que já foi mencionado, ainda existe a realidade da velocidade de navegação, as estratégias que visam diminuir os índices de rejeição, o amento da taxa de leads, táticas de impulsionamento de vendas, geração de conteúdo que resulte em compartilhamento em redes sociais, etc. Para obter aconselhamento profissional completo de como botar em prática todos os pontos levantados, busque ajuda especializada de uma agência de marketing digital.