O celular hoje é o principal meio de acesso a internet no Brasil, sendo assim, pensar se seu site está compatível com estes dispositivos é fundamental para alcançar mais pessoas.
Tanto o site responsivo quanto o site mobile possuem o mesmo objetivo, oferecer a melhor experiência de navegação para o usuário em um dispositivo móvel.
Por ter o mesmo objetivo, muitas pessoas pensam que o site responsivo e o site mobile são a mesma coisa, mas na verdade são completamente diferentes.
O que é um site responsivo?
O site responsivo é preparado para atender a qualquer tamanho de tela, seja um desktop, notebook, tablet, ou smartphone.
Ele se ajusta independente do tamanho da tela, mantendo toda a estrutura padrão do site, porém ele move ou reduz alguns elementos do site como, por exemplo, os menus, as fotos, e alguns botões.
Diferentemente do site mobile, o site responsivo é mantido em apenas uma URL que é apresentada em qualquer navegador de qualquer dispositivo.
O que é um site mobile?
O site mobile foi feito exclusivamente para aparecer em dispositivos móveis. Ele demanda a criação de uma URL nova, assim como uma nova programação, ou seja, toda uma estrutura que deve ser iniciada do zero.
Quando um usuário tenta se conectar a um website usando um tablet ou um celular o dispositivo de acesso redireciona o usuário para a versão mobile do site.
Normalmente estes sites te dão a opção de uma navegação na versão clássica do navegador que é a padrão para desktop.
Qual funciona melhor?
Por questões econômicas e estratégia de marketing, o site responsivo acaba ganhando destaque. Podemos dizer que é econômico porque só precisa construir um único site, já no site mobile precisa de duas URL e dois websites.
No site responsivo a experiência do usuário é mais padronizada, o usuário não sente um impacto de diferença ao acessar o site responsivo em qualquer dispositivo.
O posicionamento nos grandes navegadores é melhor porque os links que apontam para o seu site apontam para a mesma URL.
E o monitoramento das métricas é facilitado afinal você só tem um site para analisar e ainda vai conseguir analisar quais são os dispositivos que estão trazendo mais acesso para o seu website.
Porém o acesso via mobile já tem uma representatividade muito grande e traz excelentes resultados dentro de diversos negócios.
Além disso, se o aparelho do usuário não é tão potente, nem tem uma internet tão veloz, uma versão completamente adaptada mobile ajudará muito mais nesse caso.
Estratégia para seu marketing digital
O site responsivo e o site mobile são diferentes estratégias que trazem bons resultados, a escolha do melhor tem que se adequar com as metas e objetivos da empresa.
No e-commerce do brasil a conversão vem aumentando, tanto para responsivo quanto para mobile, portanto a melhor opção tem sido a mescla dos dois.
Apesar do responsivo se adaptar a qualquer tela há uma crescente em utilizar o mobile em smartphones, para não perder a qualidade em nenhum dos acessos é melhor optar pelas duas versões.
Dessa forma, sua empresa garante uma experiência otimizada para que o usuário não tenha nenhuma dificuldade na navegação, e retorne a sua loja seja por qualquer dispositivo.
Conclusão: Agora você sabe qual escolher para o seu negócio!
Não há dúvida de que atualmente com diversos dispositivos no mercado, as pessoas utilizem cada vez mais novos meios de acessar a internet, portanto é fundamental adequar seu site para que seja possível uma boa visualização e navegação através de qualquer dispositivo.
Apesar de diferentes, o site mobile e o site responsivo podem se complementar, garantindo uma experiência completa ao consumidor, sem a perda de conteúdo da versão original.