Em tempo de redução de custos e mudança nos padrões de consumo, muitas empresas encontram no marketing digital e suas estratégias online a saída para superar os tempos de crises.
Por que a alternativa está nos meios digitais?
Hoje, 90% das pessoas consultam informações em redes sociais ou site antes de realizar uma compra ou escolher um serviço. Ainda que seu negócio tenha se firmado em uma versão de “loja física”, ele precisa estar disponível para esse público para que você consiga mostrar o seu produto para a venda. Se você estiver “offline”, vai gerar impacto direto na lucratividade do negócio (ganho a curto prazo) e, claro, na rentabilidade (ganho mais a longo prazo). Assim como no meio real, na internet se você aparece mais, vende mais.
Muitas empresas atribuem até 40% da baixa no faturamento à falta de estratégia e competência das próprias empresas do que mesmo por essa turbulência financeira do País, como revela a pesquisa “Desafios dos Empreendedores”. Uma dessas competências está ligada ao atual modelo de consumo.
Hoje as pessoas decidem consumir após obterem informações detalhadas, avaliações e, no caso do e-commerce, terem uma boa experiência de usuário no site – vulgarmente falando, um fácil acesso. O marketing digital consegue personalizar isso para cada marca e conectá-la aos seus clientes.
No mais, é regra geral da administração: para aumentar a lucratividade e rentabilidade é preciso calcular, planejar e, acima de tudo, obter o máximo de dados para analisá-los e definir uma estratégia de negócio. O marketing digital também faz isso.
Como o marketing digital aumenta o seu lucro?
Vale ressaltar que a internet é um mercado muito diverso, com pessoas com necessidades muito personalizadas e que utilizam diferentes canais digitais. Cada cliente, cada público-alvo e cada modelo de negócio precisa criar táticas específicas levar sua marca ou serviço nos canais adequados. O Marketing Digital faz esse diagnóstico e cria as estratégias personalizadas para atingir os resultados desejados.
A Agência de Marketing Digital | NetGuaraná selecionou as 3 razões que fazem essa ferramenta impactar no lucro :
- Mensuração de dados – Como já citamos acima, todo passo que seu cliente percorre na internet, seja nas redes sociais ou no seu site, é “gravado”, ou seja, gera alguns dados. Você sabe quanto tempo ele passou na sua página, o que clicou, o que evitou, quando saiu, etc. Tudo isso permite mensurar e analisar esses números com precisão, saber de que região ele te acessa, idade, sexo, e etc. Assim, dá para identificar necessidades e o que faz o cliente decidir comprar. É um diagnóstico detalhado do seu potencial na internet. Dessa forma você consegue se posicionar para estar a acessível a ele, avaliar seu produto/ serviço e criar estratégias para esse público;
- Investimento eficaz – De posse desse diagnóstico é possível criar campanhas inteligentes e mais eficazes na internet, com menos recursos financeiros da publicidade tradicional e mais dirigida ao público desejado. O custo de campanhas na internet é 70% menor do que a tradicional e o retorno é mais efetivo devido ao fato de o seu produto estar no momento em que ele é de fato procurado.
- Usar o canal digital correto – Você precisa potencializar a comunicação e as ações na internet para atrair mais audiência e, com isso, se engajar com o seu público-alvo. Isso ocorre quando você entende quem é o seu cliente e em que canal digital ele está. Quando você se “engaja” com seu cliente, sua marca dialoga com ele e fica mais fácil ele aderir ao seu produto ou serviço. Afinal, você compreende as necessidades dele no momento certo.
Para gerenciar os leads gerados pelas suas estratégias de marketing digital, entender o que é CRM é essencial para essa missão.
Entenda mais alguns motivos para investir em marketing digital.
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