Como o chat online pode trazer benefícios para o seu negócio?

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Como divulgar a sua empresa através da publicidade no Facebook?
1 de outubro de 2018

 

O tempo em que o atendimento ao cliente se resumia às chamadas telefônicas, ao balcão da empresa ou ao envio de cartas já é passado.

O desenvolvimento das redes sociais permitiu que diversas empresas tivessem ao seu dispor canais de comunicação. No entanto, essa abertura de novos canais e a presença online das marcas fez com que os consumidores exigissem que as empresas fossem ainda mais rápidas e ágeis na resolução dos seus problemas. Fomentando o surgimento de novas formas de atendimento ao consumidor. Uma das principais é o chat online.

Antigamente o chat era utilizado por pessoas que tinham interesses comuns, era o caso das salas de bate papo. Hoje em dia ele passou a ser utilizado por empresas como ferramenta útil e eficiente que torna o atendimento mais prático e acessível, permitindo maior velocidade das respostas e aumentando a satisfação e interação entre empresa e consumidor.

Veja a situação:  você é o funcionário responsável por encontrar uma ferramenta específica para melhorar as vendas, o primeiro impulso é encontrar no Google diferentes opções, correto?
Ao realizar a busca você acha uma empresa que tem uma solução, mas no site não tem todas as informações pertinentes para concluir a compra, não seria interessante ter sua dúvida respondida prontamente?

Interação com o chat

Uma ferramenta que proporciona essa interação entre cliente e empresa é o chat online, através dele as empresas melhoram a experiência do usuário e aumentam o valor da marca; basta estar disponível quando o consumidor precisar tirar alguma dúvida, escolher um produto e/ou serviço e até mesmo fechar uma compra.

Existem inúmeras ferramentas nesse sentido, desde os chatbots até plataformas completas com App para Android e IOS, softwares multiplataformas (Windows e MacOS), integrações para as principais plataformas e, é claro com versão online via browser; uma referência para nós nesse sentido é o JivoChat, com planos desde a versão gratuita até multi-usuários com preços abaixo do mercado e ótimas funcionalidades.

Aumento da geração de leads e oportunidades

Você sabia que o chat ao vivo pode aumentar a conversão de visitantes em Leads em cerca de 20%? O impacto do chat na geração de Leads não para por aí: as informações coletadas pelo chat ajudam a qualificar e a encurtar o caminho de vendas, acelerando o provável cliente em sua jornada de compra.

Ao navegar pelo seu site, clientes em potencial podem ter dúvidas sobre seu produto ou serviço e, com o chat, você poderá respondê-los prontamente, sem perder o timing do processo de compras. É como ter um vendedor consultivo sempre online, que ajuda na superação de objeções e na decisão de compra.

O tempo de resposta também impacta na qualificação e geração de oportunidades; empresas que respondem em 10 minutos, em comparação às que levam até 5 minutos, têm uma redução de 400% na chance de conversão. Mais do que 15 minutos pode acabar com a possibilidade de geração de contato.

Comunicação rápida

Quando algum cliente visita sua loja virtual pode utilizar o chat para tirar dúvidas, com respostas rápidas e instantâneas o cliente não terá tempo para pensar se deve ou não procurar um concorrente, além de que a rapidez na comunicação ajuda a elevar a taxa de conversão de vendas do seu site ou e-commerce.

Confiança do cliente

Quando o cliente conversa com o suporte no momento da compra, identifica maior credibilidade, principalmente na hora de informar dados sigilosos. Além disso, ao tratar com uma pessoa por trás do website, entram em contato com a parte humana do seu negócio e têm certeza que existe uma empresa séria e comprometida por trás.
O que acontece quando um visitante deixa o site sem ter deixado um contato? Sua empresa perde a chance de coletar mais informações. Um contato pode não comprar hoje, mas o chat pode ser apenas o início de um relacionamento próspero e duradouro com ele. Com um chat online no seu site, mesmo que você não consiga coletar informações de contato da primeira vez, a probabilidade de retorno aumenta em até 63%.

Maior economia de tempo

Em comparação com o serviço telefônico, utilizando o chat online as respostas são mais rápidas e existe um menor tempo entre o recebimento e envio das mensagens. O uso do chat se mostra mais econômico financeiramente se compararmos com os custos que teríamos com as ligações.

Com tantos atributos, a ferramenta de chat online torna-se uma estratégia fundamental de comunicação direta entre os potenciais clientes e a sua empresa.

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