Para gerar novas oportunidades para uma empresa, a geração de leads qualificados é a forma mais eficiente em tempos de transformação digital, com um forte papel da tecnologia.
No antigo modelo de mercado, as novas oportunidades surgiam de forma praticamente espontânea, garantindo uma taxa de crescimento inconstante para os negócios.
Mas no novo mercado, com muito mais competitividade envolvida, as companhias precisam ir em busca de novas soluções para atrair mais clientes em potencial, facilitando o trabalho da equipe de vendas, por isso o bom marketing é tão importante.
Neste artigo vamos abordar como tema os leads e seu gerenciamento, mostrando dicas de como gerar leads qualificados para o seu negócio. Acompanhe nosso artigo até o final para ficar por dentro de boas estratégias de marketing.
Uma empresa especializada em cftv encontra nos leads novas oportunidades de negócios para a organização. Em termos gerais, um lead é um usuário que forneceu suas informações de contato para a empresa, como:
Isso ocorre em troca de uma oferta de valor em suas páginas da internet, como um conteúdo, uma ferramenta para teste gratuito, uma avaliação, pesquisas de orçamentos de produtos ou serviços, entre outros.
Ou seja, um lead é uma pessoa que já demonstrou interesse pelo seu negócio e apresenta grandes chances de querer saber mais sobre sua empresa de limpeza comercial, tanto em termos de conhecimento quanto ofertas de serviços e produtos.
Esta pessoa, ao dispor seus dados, se torna abordável pelos membros da equipe comercial, mas é preciso que isso seja feito no momento certo, pois o consumidor passa por uma jornada de compras.
Quando o trabalho de atração e conversão de leads que se encontram no topo do funil de vendas é bem feito, empresas que investem no Inbound Marketing, o Marketing de Atração, costumam cair em um problema: o que fazer com tantos leads?
Muitas vezes a equipe comercial sozinha não dá conta de gerenciar o contato com todos eles, e uma reação muito comum é criar um spam com sua base de ofertas e produtos.
Essa é uma atitude muito arriscada, pois pode queimar o canal de contato desnecessariamente, não tendo muita eficiência.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Marketing Sherpa incluindo uma grande variedade de empresas B2B, uma média de 73% dos leads não estão prontos para o momento de compra.
Logo, para o marketing, apenas gerar leads não é o suficiente. Falta fazer sua nutrição e conduzir à caminhada dentro do funil de vendas, “separando o joio do trigo” e entregando para a área comercial os leads que estão mais propensos a realizar a compra.
Empresas de modernização de elevadores precisam desse trabalho desenvolvido pela equipe de marketing para a gestão de leads.
Sabemos que esse processo realmente não é simples, mas é a solução para a grande geração de leads que não estão prontos para a compra e a possibilidade de que sua área comercial tenha boas conversões.
Para a equipe de vendas dar conta de uma diversidade de oportunidades de forma produtiva, primeiro se foca em volume, depois em otimização.
Ao falar em inovação, não existe uma fórmula nova e mágica para conseguir leads qualificados, pois o mundo dos negócios é muito mais complexo que isso.
Trouxemos abaixo algumas dicas e estratégias de marketing e vendas, que mescla o tradicional com a inovação, facilitando a prospecção de clientes e a geração de leads qualificados para sua empresa de aluguel de empilhadeira. Confira.
É muito comum que as empresas se esqueçam de dar valor aos clientes já antigos, pois o negócio não termina quando é fechado.
Dessa forma, o conceito de Account-Based Marketing (ABM) se torna uma alternativa ao marketing tradicional para ações como o mapeamento, captação e retenção de clientes que já têm uma maior probabilidade de fechar negócio.
De acordo com estatísticas da ABM Report, em 2020 75% das empresas já utilizavam técnicas de ABM. Esse é um número bem maior se comparado aos 38% que declaram usar essa técnica em 2019.
Essa é uma técnica que envolve, além do trabalho de pós-venda, planejar ações para fidelizá-los, garantindo a recorrência de compras em sua fábrica de grades de ferro.
O esforço para estimular um consumidor a continuar comprando com você, uma vez que ele já conhece a empresa e já fechou negócio, é muito mais fácil do que conquistar novos clientes.
Para reativar sua base, mantenha sempre os dados cadastrais bem atualizados, além de realizar campanhas de direcionamento, tais como:
São ações simples que empresas de torre de resfriamento podem realizar tendo uma boa gestão de seus clientes, e que certamente trará muito retorno na prospecção.
Com artigos informativos como este que está lendo, posts para blog ou postagens úteis em redes sociais, você pode produzir conteúdo de alta relevância para seu público, criando autoridade em seu segmento.
Existem diversas maneiras de diversificar seu conteúdo no que tange o marketing de conteúdo para engajar o público, como:
O mais importante é produzir conteúdo que seja realmente útil, relevante e exclusivo para o seu público.
Você pode usar uma série de outros materiais para compor o seus, mas jamais cometa plágio, pois seu conteúdo deve ser original.
A produção de conteúdo é essencial principalmente nas primeiras etapas do funil de vendas, tornando um lead mais qualificado e apto para fechar uma compra mais adiante.
Quanto mais um prospect sabe sobre o seu produto ou serviço, quanto mais consciência ele tem, mais interesse é gerado para que o produto ou serviço possa resolver seu problema, deixando-o mais perto de uma decisão de compra.
Uma empresa de projeto de ar condicionado pode se beneficiar muito de anúncios em mídias sociais e no Google Ads, gerando mais leads.
Com um custo-benefício excelente, é possível atingir um grande número de usuários com essas ações, já segmentando o mercado para seu público-alvo.
Quanto mais você investe, melhores são seus resultados, mas dependem de uma segmentação bem feita e em uma boa pesquisa das palavras-chave corretas.
Para negócios do modelo B2B, o mais interessante é focar no LinkedIn, pois é ali que outras empresas se encontram.
Já o B2C é mais recomendado para o Instagram e o Facebook, pois você fala diretamente com os clientes, que são consumidores finais.
O YouTube pode funcionar para ambos os casos, pois tem uma grande amplitude. Recomendamos que você contrate um profissional de marketing para dar corpo às suas campanhas.
Tecnologias de automação e de inteligência artificial são fundamentais para aprender a gerar leads qualificados. Hoje existe uma série de ferramentas que ajudam desde a prospecção até a qualificação de leads, e mesmo na automação para uma target definido.
Outras ferramentas vão mais a fundo, permitindo fatores como análise de mercado, reputação da organização e até mesmo da concorrência.
A maioria dessas ferramentas usam como base o Big Data e o Data Mining, de forma que transformam o grande volume de dados disponíveis em informações relevantes para o seu negócio.
Para receber leads de qualidade que estão prontos para que o time comercial trabalhe com eles, você deve contratar um serviço de geração de demanda, que serve para guiar no processo de obtenção de mais leads qualificados.
Assim, todo o processo de geração se torna mais rápido e eficiente, com essa terceirização do serviço de qualificação que propicia um crescimento mais rápido para sua empresa de levantamento topográfico.
Um erro muito comum quando se pega uma base grande de leads é apresentar diretamente o serviço ou produto oferecido, já que a maior parte dos prospects não se encontram no fundo do funil de vendas.
Por isso você deve se concentrar nas estratégias para qualificar esses leads oferecendo material de qualidade nas em suas mais diversas páginas, como blogs e redes sociais.
Fornecendo conteúdo útil, você conversa diretamente com seu cliente, independente do momento de compra que ele esteja.
As campanhas de anúncios, ferramentas para prospecção e terceirização para uma demanda qualificada também são excelentes formas de beneficiar seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.