Como utilizar o Instagram para vender o seu produto ou serviço

plano-de-marketing-digital
Descubra como definir um plano de Marketing Digital de sucesso
10 de setembro de 2018
marketing-digital
Quais são as ferramentas essenciais para a sua estratégia de Marketing Digital?
24 de setembro de 2018

 

instagram

Definir uma estratégia de marketing digital no Instagram é um dos primeiros passos necessários para quem deseja usar essa rede para divulgar uma empresa, produto ou serviço.

Em um mercado tão competitivo como o do marketing nas mídias sociais, não recomendamos tratar uma conta corporativa no Instagram da mesma forma que você trata a sua pessoal, já que o Instagram possui uma diferença em relação às outras mídias sociais do mercado: tem um grande apelo visual. Por isso, você precisará de estratégias diferenciadas e focadas em como chamar a atenção do seu cliente ou potencial cliente.

Utilize imagens significativas

O Instagram é uma ferramenta baseada na atração visual, ou seja, as pessoas serão captadas através das suas imagens postadas. Mesmo você tendo um perfil corporativo, é possível trabalhar imagens que sejam interessantes e engajadas com seu leitor. Por exemplo, você pode publicar frases motivacionais ou qualquer outro tipo de conteúdo que incentive a interação.

É possível também trabalhar com fotos da sua equipe, de festas, momentos de descontração e o que mais você achar interessante para transparecer que vocês são mais do que uma simples empresa.

Para você que tem e-commerce ou lojas virtuais é possível postar fotos de seus produtos sem tentar vender o tempo todo. Por exemplo, você pode postar a imagem de um item sendo utilizado ou então, um depoimento de um cliente que comprou o seu produto e está satisfeito.

Desenvolva conteúdos exclusivos para o Instagram

Ao utilizar o Instagram de maneira pessoal não nos preocupamos com a sequência de postagens, no caso do uso corporativo tudo deve ser pensado e planejado. Por isso é importante que você estude as postagens de empresas da sua área que se destacam, desta forma você consegue entender a sua concorrência e também ver como o público reage a determinadas publicações.

Imagens do processo de fabricação podem agregar um valor interessante a sua venda e trazer mais informações importantes para gerar o conteúdo e garantir o engajamento.

Lembre-se também que sua imagem publicada está em uma timeline com dezenas de outras competindo pela atenção de quem está no celular buscando alguma informação ou distraído.

Utilize #hashtags

Hashtags são palavras-chave que determinam o assunto da postagem. Quando utilizada da maneira certa podem dar uma grande exposição às suas fotos, essa é uma das principais estratégias para os usuários encontrarem o seu perfil.

Cuidado ao criar uma #:  Você pode adicionar números nas suas hashtags se quiser, mas não use espaços ou caracteres especiais (*, $ ou %).

Nem mais, nem menos: Colocar diversas hashtags em uma mesma foto não vai deixar a sua foto ou mensagem mais atraente e pode até mesmo espantar novos seguidores com o exagero.  De acordo com o próprio Instagram, o ideal para cada imagem é ter entre uma e três #.

#Top10: Usar muitas hashtags que estão em evidência pode fazer com que suas imagens caiam em um mar de informações e não sejam encontradas. Procure utilizar as que mais tenham a ver com o seu contexto.

Grave vídeos curtos e criativos

Uma das formas de aumentar o engajamento com o seu público é fazer vídeos divertidos que influenciem as pessoas a comentar o conteúdo e ficar cada vez mais próximas da sua marca. A principal dica é utilizar o Stories, que disponibiliza 15 segundos para o usuário fazer a gravação, evitando a dispersão dos seus seguidores. Mostre os bastidores de produção, conte uma história por meio de storytelling, faça gravações de viagens corporativas e momentos de lazer dos seus funcionários.

Monitore seus resultados

Por fim, se você quer atingir bons resultados e crescer no ambiente online, é essencial que você faça o monitoramento dos seus resultados constantemente. Essa é a melhor forma de analisar se a sua estratégia de marketing realmente está gerando bons frutos para o seu negócio ou se precisa ser modificada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *