Atualmente o poder de decisão está cada vez mais na mão do público final, isso significa que as pessoas não querem mais ser incomodados com vários anúncios.
Com a decadência do marketing tradicional, onde um rápido comercial já era suficiente para que a marca fosse bem aceita e reconhecida pelo público, surge o marketing de conteúdo.
Publicando conteúdos de qualidade, essa estratégia faz com que as pessoas vão até as empresas, aumentando a chance de fechar negócio.
O Marketing de conteúdo tem sido um grande sucesso, sendo utilizado por diversas empresas, mas por que essa estratégia funciona? Vamos conferir.
O que é e como funciona o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing em que você cria e distribui conteúdo com objetivo de engajar um público definido, ou seja, um público que interessa sua empresa e que no futuro pode se tornar um cliente.
Gerar conteúdo faz com que as pessoas venham até o seu site por vontade própria, a chance de se engajarem é maior.
Ao manter uma produção constante de conteúdo com qualidade, as pessoas passam a ter uma percepção positiva da sua marca, e no momento em que ela decidir comprar as chances são bem maiores para o seu site.
Marketing de conteúdo é importante gerar conteúdo de maneira estratégica, sempre pensando no público final, nos objetivos e na frequência em que vai publicar.
É uma estratégia que coloca as pessoas em primeiro lugar e não seu produto. Através da criação de conteúdo relevante, é possível envolver, atrair e estimular a ação do cliente.
Mesmo que não ocorra a venda de imediato, essas ações podem fazer com que as pessoas preencham um cadastro, façam download de um material ou compartilhem um conteúdo, tudo isso vai dar visibilidade para sua marca.
Como a metodologia Inbound marketing funciona?
Para atingir qualquer objetivo precisamos de uma estratégia, no caso do marketing de conteúdo não é diferente.
A estratégia inbound consiste basicamente em um ciclo definindo objetivos, público, ferramentas, plano, execução e avaliação dos resultados.
Em relação aos objetivos eles são definidos de acordo com as necessidades da empresa, ou seja, por que decidiu investir em marketing e o que quer atingir com esse empreendimento. Entre os objetivos podemos listar os mais comuns:
Brand Awareness – é a percepção de marca, definir que mais pessoas vejam sua marca, criar mais confiança na sua marca através de bons conteúdos, dando mais chances a venda.
Leads – leads é uma oportunidade de negócio, é qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo ou ainda alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais conteúdos ou produtos.
Vendas – conteúdos que te ajudem a pegar o público e transformá-los em consumidores.
Reputação – funciona muito bem para um mercado muito novo em que o público precisa aprender mais sobre aquele produto.
Após definir o objetivo, deve-se definir o público, direcionando sempre os conteúdos alinhados com o público do seu produto.
As ferramentas utilizadas podem ser Blog, Facebook, ou Ebooks, através dessas ferramentas você consegue gerar conteúdos que agregam valor, materiais rápidos ou mais aprofundados.
Na definição do plano, deve-se pensar em quantas vezes vai divulgar um tipo de conteúdo, qual conteúdo para cada plataforma, quantas vezes postar e tudo que for compatível o objetivo.
No momento da execução, também se deve medir os resultados, para saber se precisa mudar a estratégia, se está indo pelo caminho correto. Já na avaliação dos resultados deve-se verificar onde errou, onde acertou e o que melhorar. Sempre tem algo a ser aprendido em todo o ciclo da estratégia.
Benefícios que marketing de conteúdo pode gerar
O maior benefício sobre a criação de conteúdos digitais, é que eles não desaparecem, sempre podem captar mais clientes, gerar mais possibilidades. O marketing de conteúdo também pode:
– Aumentar o reconhecimento da marca
– Favorecer a escolha de uma marca em vendas no futuro
– Credibilidade sobre um determinado produto ou nicho
– Engajar consumidores com a sua marca
– Gerar tráfego ao seu site
– Gerar leads qualificados gastando menos
– Solucionar os problemas dos clientes, colocando o cliente como prioridade
– Aproximar futuros clientes da sua equipe comercial
Conclusão: Aposte no Marketing de conteúdo!
Marketing de conteúdo não é publicidade, não é falar sobre você, mas sim gerar valor ao produto ou ideia. Essa estratégia de venda se constrói com técnicas que visam conquistar o interesse dos consumidores ao invés de comprá-los.
Apesar de muito eficiente essa estratégia requer paciência e dedicação. Afinal, não é da noite para o dia que se conquista a confiança de alguém.
O único recurso exigido será seu tempo, sendo assim, não desanime os resultados são muito satisfatórios e vão elevar sua marca a um nível superior.