Público alvo, você conhece o seu?

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Público alvo, você sabe quem são os seus potenciais clientes?

A definição do público-alvo, em si, passa por uma série de critérios pessoais ou embasados em estudos de mercado.
O primeiro aspecto contempla informações básicas como a faixa etária, região, classe social ou escolaridade.
O segundo envolve poder de compra.
Você pode ter mais de uma persona, dependendo das necessidades da sua empresa.
Para encontrá-la, estabeleça meios de contato com as pessoas. Busque este perfil através de entrevistas internas para delinear como sua empresa enxerga os consumidores.
Questione também o outro lado, seus clientes externos, os fiéis e os novos.
Converse com líderes que atuam no mesmo nicho.

O que chama mais a atenção?

Procure na internet, nas redes sociais. Ofereça conteúdo interessante, esclareça dúvidas, mantenha um relacionamento ativo, hábitos, comportamento ou preferências.
É aqui que entra o conceito que você deve aplicar para definir quem atingir: a criação de personas.
Pesquise. Fóruns, grupos e comunidades estão à disposição na web para acesso de todos.

O que eles procuram?

Ou por que não perguntar diretamente a ele?
Você pode criar formulários de pesquisa e enviar por e-mail.
Procure saber como seu público pensa, do que ele precisa e o que ele quer.
Assim, sua empresa poderá analisar como seu produto/serviço pode atender ou se adequar a uma necessidade específica deste seleto grupo.
E o público se identificará com a imagem que a marca quer transmitir.

A definição de Persona ou público-alvo é apenas uma das etapas à seguir no contexto do Marketing Digital, a NetGuaraná pode lhe ajudar à criar uma estratégia exclusiva para a sua empresa focada no seu nicho de mercado e definição da sua Persona.

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