Você sabe o que é um plano de marketing digital? Nós explicamos

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Marketing digital trata-se de um conjunto de objetivos com suas respectivas estratégias para favorecer a empresa no que diz respeito ao lançamento e divulgação bem-sucedida de seus produtos ou serviços no universo online, quando o plano de marketing é claramente definido o êxito empresarial deixa de ser uma opção para se tornar um fato consumado.

A falta de foco e planejamento nessa definição faz com que muitos negócios potencialmente prósperos se deparem com o fracasso após investir repetidamente em ações que não geram resultados almejados e sim em desastrosos prejuízos.

Exploremos quais são cada um dos pontos intrínsecos que devem ser levados em consideração na hora de desenhar um plano de marketing digital que satisfaça todas as expectativas e que possa, inclusive, superá-las.

Estabeleça objetivos

O passo inicial é conduzir uma boa pesquisa que dará direção aos investimentos que virão a seguir. É nesse momento são descobertos fatos importantes como principais concorrentes e seus respectivos casos de sucesso, conteúdo popular na rede, oportunidades de mercado, etc.

Contudo, o primeiro empecilho encontrado por quem está iniciando o desenvolvimento de um plano de marketing digital está na dificuldade em definir os objetivos que serão atendidos pelo mesmo. Deve-se aplicar nesse momento o chamado “senso de urgência”, priorizando os pontos que carecem de mais atenção.

Uma forma eficaz de se organizar é utilizando métricas e indicadores que não somente auxiliam na atribuição de prazos, como também apontam se os esforços estão trazendo retorno e se aproximando de seu grande propósito.

Além disso, o bom plano de marketing digital também se debruça na pesquisa prévia para trazer para si o pioneirismo na produção de conteúdo, evitando publicações repetitivas e saturadas de conteúdo antigo.

Defina público-alvo e meios

plano de marketingPara que o plano de marketing digital culmine em uma divulgação eficiente, é importante conhecer algumas características do público-alvo. Uma breve listagem inclui faixa etária, poder aquisitivo e hábitos na Internet.

Uma vez conhecido o público-alvo chega a hora da sensível escolha dos meios. Defini-los com sabedoria determina se haverá ou não atração e fidelização daqueles que podem vir a se tornar consumidores assíduos.

Há opções a serem exploradas, assim como:

 

  • Redes sociais: Permitem o rápido compartilhamento de conteúdo e atinge muitos usuários devido à popularidade desses meios.
  • E-mail marketing: Entrega mensagens personalizadas com rapidez e atinge endereços específicos, expondo a marca somente com quem ela deseja de comunicar.
  • Chat online: Dá liberdade e confiança para que o público-alvo tire dúvidas diretamente com quem já está treinado a responder quaisquer tipos de questionamentos.

Monte uma equipe capacitada

Selecione com zelo os profissionais que farão parte da equipe ligada ao plano de marketing digital. Há pessoas que se consideram capacitadas para exercer essa difícil função, mas que nem sempre contam com o conhecimento técnico que o cenário demanda.

Conduza um processo seletivo criterioso, buscando no mercado de trabalho quem já possui experiência e que apresente o perfil procurado. Caso seja necessário, invista no treinamento e capacitação daqueles que demonstram potencial.

Realize acompanhamento constante

plano de marketingKey Performance Indicators (KPIs, em inglês, Indicadores-Chave de Desempenho) são de extrema importância para ajudar empresas de todos os portes a monitorar os resultados que estão sendo obtidos por meio da implantação das estratégias de marketing.

É possível mencionar dois populares indicadores largamente utilizados em um plano de marketing digital de sucesso. Um deles é o Return On Investment (ROI), o qual mostra quais ações estão trazendo mais retorno sobre o investimento. Dessa maneira, fica mais fácil identificar quais ações devem ser valorizadas ou descartadas.

Igualmente, existe a Taxa de Conversão, que mostra em valores percentuais quantas pessoas interagiram com a campanha no meio online. Esse é um indicador que deve estar presente em um plano de marketing digital de sucesso, visto que o mesmo permite que a empresa saiba se seu público-alvo está interagindo com sua marca dentro do que estava esperado, seja comprando um produto, adquirindo um serviço, realizando menções em redes sociais ou apenas clicando em um link que gera tráfego para sua página.

Acompanhar também significa saber lidar com imprevistos. Por esse motivo, convém trabalhar com o chamado damage control, encarregando um especialista de se responsabilizar pela amenização de situações que fogem do controle e que podem impactar a imagem da marca negativamente.

O seguimento dos passos acima aumenta as chances de sucesso no processo de implementação do plano de marketing digital. No entanto, adaptações podem ser necessárias ao longo do caminho, uma vez que cada projeto é diferente e único.

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