A criação de um site e de perfis nas redes sociais é só o primeiro passo para colocar sua marca aos olhos dos internautas. O número crescente de pessoas conectadas – o Brasil já ultrapassou pouco mais de 100 milhões de usuários, mostra que o ambiente virtual é tão competitivo quanto o real. E para os dois locais a regra é a mesma: é preciso estar ao alcance da visão e se divulgar para ser percebido pelos clientes.
É a boa e velha máxima de “quem não é visto, não é lembrado”.
É nesse momento que dar publicidade a sua marca faz toda a diferença. No caso dos negócios na internet, fica a cargo do marketing digital esse papel. Estratégias específicas e multidisciplinares fazem parte das funções dessa ação de comunicação.
Primeiro precisamos entender a diferença de conceitos. Enquanto o marketing tradicional busca criar conexões entre uma marca e seu público-alvo para identificar necessidades, objetivos, desejos e, consequentemente, estimulá-lo a aderir uma ideia, produto ou serviço, o marketing digital vai além. Ele é um conjunto de ações e estratégias de comunicação específicas para internet. O mundo virtual mudou o comportamento de compra. Para você ter uma ideia, hoje, 80% dos brasileiros com smartphones usam o dispositivo para conhecer mais sobre algum produto ou serviço que desejam comprar, antes de decidir o que levar, segundo pesquisa do Google. E isso ocorre a todo segundo. Antes, quem saía de casa para pesquisar; hoje está à apenas alguns cliques da decisão. Nessa fração entre pesquisa e decisão é que sua marca precisa estar. E quem vai te levar para lá é o marketing digital.
O marketing digital possui várias estratégias para alinhar sua marca aos hábitos do seu público-alvo. Sabia que o internauta pesquisa para suprir um desejo, uma necessidade ou curiosidade, e não necessariamente para saber de um produto ou serviço? É nesse exato instante do que ele deseja “saber”, que na internet pode ser a qualquer milésimo de segundo, é que ele vai conectar para “descobrir” uma solução.
É aí que o marketing digital entra. A função é encontrar esse “instante”, o pequeno momento em que ele está receptivo a uma informação, a hora que busca respostas. A sua marca precisa apresentar uma solução e estar visível para ele neste exato momento. Se não, o cliente nem ao menos saberá que a sua marca existe. Ao entender o seu público nesses pequeninos momentos, identificar onde ele está, e usar a ferramenta adequada para sua marca se conectar a ele, ocorre o engajamento digital. Investir no relacionamento é o caminho para se engajar com ele e ajudá-lo na sua decisão, que pode acabar em uma decisão de compra de um produto ou serviço.
O público na internet é muito diverso e tem necessidades das mais variadas. O que é comum a todos é querer a solução agora. Cada marca, cada negócio e cada público/cliente têm características e comportamentos específicos.
A NetGuaraná cria estratégias e ações personalizadas conforme o objetivo e o estilo do seu negócio, focando bem em entender os “pequenos momentos” de seus clientes. Após isso, o consultor adapta as estratégias aos canais digitais onde seu cliente digital estará e coloca a sua marca em evidência para ele.
A NetGuaraná selecionou as principais estratégias para você entender melhor o que e como o marketing digital aproxima você dos seus clientes.
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