Redes sociais ou criação de sites. Qual o melhor investimento?

Criação de sites
Criação de site: 5 dicas essenciais 
29 de janeiro de 2018
Quem não é visto não é lembrado
Quem não é visto não é lembrado: até na internet é assim!
16 de fevereiro de 2018

É melhor investir em redes sociais ou na criação de um site?

De um lado, a fácil integração proporcionada pelas redes sociais, por ferramentas como o Facebook, Instagram e Twitter. Do outro os sites que são encontrados mais facilmente pelo Google. E agora, em qual investir?

A dúvida é grande e o debate também. São opiniões diversas. Muitos empreendedores, especialmente os de pequeno porte em fase inicial de negócio, acreditam que apenas as redes sociais são suficientes para satisfazer sua clientela. Eles abrem um perfil empresarial nas redes sociais e, devido à rápida interação com os clientes, acabam focando somente nessas mídias. Por outro lado, Google, considerada a ferramenta mais eficiente de busca, só prioriza sites em sua leitura.

Antes de tudo, é preciso entender os motivos e a dinâmica dos negócios nas plataformas digitais. Por isso, a NetGuaraná tenta responder as principais dúvidas.

Redes sociais e marketing digital

Por que minha empresa precisa ter um site ou estar nas redes sociais?

Primeiro passo é entender os motivos para colocar sua empresa na internet. Os últimos dados revelam que o Brasil tem 120 milhões de usuários conectados, segundo pesquisa da UNCTAD. E onde está a sua marca?

A internet é hoje a principal vitrine para venda de produtos e serviços. Em poucos cliques, uma pessoa consegue encontrar o que quer, ter informações detalhadas, opiniões diversas e decidir como, onde e de quem ela quer consumir. Ainda que a compra não seja feita online, aproximadamente 70% das pessoas buscam informações na internet antes definir qualquer ação de consumo, seja ela comprar algo, escolher um serviço ou selecionar um destino de lazer. Estar conectado com sua clientela é essencial para os dias atuais.

Redes sociais x criação de um site: como escolher?

Os dados revelam que a melhor alternativa é estar presente em ambas as opções e buscar estratégias de marketing digital para cada uma das ferramentas de acordo com seu público. É bem verdade que plataformas sociais facilitam e são ótimas fontes de divulgação e interatividade porém conversões como compra, aquisição e contratações se dão quase que exclusivamente através dos sites empresariais. Contudo, uma ferramenta não exclui a potencialidade da outra. A criação de sites também fortalece a marca da empresa. Na verdade, as duas opções contribuem comprovadamente para o seu negócio crescer.

E mais: cada uma tem seu papel no meio digital.

Vantagens das redes sociais

Antes de decidir o que comprar, 77% das pessoas buscam uma “ajudinha” das redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, segundo a pesquisa PricewaterhouseCoopers (PwC). Elas oferecem informações que impactam diretamente na decisão do quê e onde comprar, além de serem decisivas na escolha de um serviço. A NetGuaraná listou os principais atrativos das redes sociais:

  • São gratuitas – para ter uma conta, basta criar um perfil nas páginas oficiais com um e-mail;
  • Interação – Os clientes têm acesso rápido e fácil para ver os produtos e serviços, bem como comentar, deixar opinião ou tirar dúvidas;
  • Público expressivo – Os brasileiros gastam, em média, 13 horas do dia em redes sociais. Ou seja, a chance de ele ver sua marca é alta, ainda que necessite investir em estratégias pagas.

Vantagens da criação de um site

Apesar do sentimento de insegurança do internauta, 93% dos conectados já realizaram compras online.

Para se sentirem protegidos, eles recorrem a algo que as redes sociais não oferecem. Pois é, 70% dos consumidores só compram em sites. E te digo mais, em sites que tenham selos de segurança, certificados SSL. Os dados são da pesquisa “Consumidor Digital”, da Conversion. A NetGuaraná selecionou alguns pontos principais da criação de site:

  • Serviço online – sites oferecem a possibilidade de o internauta contratar o serviço dentro da própria plataforma, como é o caso do e-commerce;
  • Confiabilidade – a página oficial na internet gera credibilidade, é um verdadeiro cartão de visitas. O internauta sente mais confiança pois pode encontrar, de uma vez só, dados mais completos sobre a empresa, seus produtos e serviços oferecidos;
  • Segurança – sites podem adquirir selos de segurança oficial, o que permite que dados bancários e formulários cadastrais estejam seguros durante uma compra online;
  • Google – Nem sempre a pessoa precisa saber o nome da sua empresa ou marca para encontrá-la no Google. Se o seu site estiver otimizado e bem ranqueado, ao procurar pelo serviço ou produto que você oferece, seu potencial cliente pode te encontrar mais facilmente e da maneira mais comum, através dos buscadores;
  • Integração com redes sociais – É possível integrar os perfis de redes sociais da sua empresa no seu site, ampliando a conexão dos seus clientes em todas as plataformas que você atua.

A partir dessas informações, nós te perguntamos:

Estratégias de marketing digitalOnde você quer estar quando esses potenciais clientes te procurarem? Sem dúvidas, o seu interesse é estar disponível com todos os seus serviços e produtos para atendê-los, não é verdade? E para competir com os concorrentes no mercado digital é essencial a sua empresa estar bem posicionada, ativa e com um site que passe credibilidade com a sua marca.

A criação de um site que seja responsivo, ou seja, que tenha elementos que se ajustem aos tamanhos de tela existentes no mercado, com conteúdo útil, facilidade de encontrar e carregar, entre outros pontos, ajuda a sua empresa a aparecer mais e se posicionar melhor no mercado virtual. Associar isso a um projeto de marketing digital estratégico, focado em geração de conteúdo e nas redes sociais, impulsiona ainda mais suas metas empresariais.

Vamos começar a pensar juntos? Venha trocar uma ideia e fazer um orçamento sem compromisso com a NetGuaraná.

3 Comentários

    • NetGuarana disse:

      Ednaldo, ficamos muito felizes que tenha gostado do artigo!
      Entendo que a NetGuaraná pode eventualmente lhe ajudar nesse processo de (ainda não ter um site) entrada no mercado digital ocm o seu produto e/ou serviço.
      Estamos à disposição.
      Um grande abraço

  1. Marcio Werner disse:

    Matéria muito clara e bem explicativa .parabéns pelo tema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *