Eis que você decide criar um site para sua empresa, visando divulgar o que ela tem a oferecer ao público. Mas no processo de criação de site, surgem alguns termos que parecem bastante similares entre si e que demonstram ser um tanto confusos, não é mesmo? Por exemplo, hospedagem de site e domínio – ambos são de extrema importância para a existência e pleno funcionamento de sua página, mas qual é a diferença entre os dois?
A hospedagem de sites é fornecida por um provedor que faz parte do processo de criação de site, responsável pelo espaço onde todo o conteúdo fica armazenado. O serviço pode ser tanto gratuito quanto pago, sendo que os diferenciais de sua prestação ficam por conta dos recursos e forma de controle.
O domínio funciona como uma espécie de CNPJ do site. Trata-se do IP do servidor da hospedagem ou, em outras palavras, o endereço que o indivíduo deve digitar para ter acesso à página. O mesmo é chamado de URL, cuja estrutura é bastante variável de acordo com os serviços prestados e indispensável para a criação de site.
Na opção gratuita, existem limitações. Sua página pode estar sujeita a disposição de banners publicitários. Para muitos, essa realidade é incômoda. No entanto, isso ocorre para incentivar a contratação paga do serviço, que conta com mais opções efetivas para a melhoria dos resultados das estratégias de marketing digital.
Já na hospedagem paga, os benefícios ficam claros. Há suporte 24 horas para o cliente e os anúncios da opção gratuita não aparecem nesta modalidade.
A escolha se dá com base na necessidade de cada contratante. Leve em consideração:
Os domínios de sites e suas respectivas estruturas, conforme mencionado anteriormente, possuem suas variações, as quais dependem de determinados fatores. Em relação aos tipos de domínios, você com certeza já se perguntou por que o endereço de algumas páginas possuem “.com” e outras “.gov”, certo? Bem, o “.com” indica que se trata de uma empresa que presta serviços, ao passo que o “.gov” confirma que você está navegando na página de uma instituição governamental. A terminação “.org”, por outro lado, comprova que a página pertence à uma instituição que não tem relações com o governo.
O registro de um domínio deve ser atualizado 1 vez por ano. Para contratos de períodos mais longos, basta informar sobre a preferência durante a contratação. Mas antes de efetivar esse passo, é necessário verificar se o endereço concebido está disponível para utilização. Verificar é simples – basta entrar em sites específicos ou contar com as empresas de hospedagem para checar a informação.
Por fim, os passos para o registro do domínio seguem adiante por meio do fornecimento de:
Estamos falando de componentes altamente importantes para que determinadas estratégias de marketing digital obtenham sucesso. E para que uma página possa existir na Internet, deve haver combinação entre hospedagem e domínio, entre a atuação do servidor e a realização do registro. Quando isso ocorre, o acesso ao conteúdo disponibilizado online favorece a marca e auxilia no aumento seus lucros por meio de vendas.
Conte com o suporte de uma boa agência de marketing digital, a qual pode utilizar de sua expertise para igualmente sugerir demais ações que impulsionam o nome da marca e que a fazem atingir outro patamar na web.