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Marketing digital e as redes sociais na comercialização de serviços online

Marketing Digital

Redes sociais possuem peso considerável nas ações que preveem a comercialização de produtos e serviços online. O valor que as mesmas têm na divulgação de marcas já é reconhecida nas estratégias de marketing digital.

A criação de um perfil permite a publicação instantânea de conteúdo que, por sua vez, pode ser compartilhado rapidamente por um custo muito menor quando comparado aos gastos que outros meios de comunicação demandam.

A comunicação online é de fato mais financeiramente acessível do que aquela feita, por exemplo, por meio de televisão e rádio. Mas, além disso, as redes sociais conseguem fornecer devolutivas mais prontamente, o que permite o acompanhamento praticamente em tempo real dessas ações. Com o fornecimento dos resultados ocorrendo prontamente, é possível realizar o ajuste de imprevistos e evitar maiores prejuízos.

As estratégias de marketing digital podem se basear em metas, as quais auxiliam na alavancagem da marca perante seus seguidores nas redes sociais:

  • Procure aumentar o alcance médio das publicações periódicas, promovendo-as com baixos custos
  • Invista em atividades que gerem o crescimento do volume de “curtidas” e que estimulem o compartilhamento voluntário
  • Divulgue o site oficial da marca para gerar tráfego, possibilitar a concretização de compras online e conquistar fidelidade
  • Suba o nível de engajamento e faça com que os seguidores interajam mais com o que é postado na página
  • Desperte o interesse do público em geral com a postagem de conteúdo relevante e ao mesmo tempo relacionado aos produtos ou serviços que compõem o portfólio da marca

A importância do Facebook

O número de usuários do Facebook é o primeiro ponto a ser levado em consideração na escolha de uma rede social com a qual se pode trabalhar. Trata-se de um público de milhões de pessoas que pode ser atingido por poderosas ações de comunicação, impulsionando o consumo de qualquer que seja sua marca. Estamos falando de visibilidade em escala – quanto mais exposição, mais potenciais clientes criarão conhecimento sobre o que se deseja comercializar.

Com ferramentas inteligentes, o Facebook permite que os clientes se comuniquem com a marca de onde quer que estejam, visto que essa rede social pode ser acessada a partir de vários dispositivos, de onde quer que a pessoa esteja. E como tudo na Internet acontece na velocidade da luz, é vital pode contar com uma estrutura que auxilia no envio de respostas rápidas para quem levantar questionamentos ou quiser sanar dúvidas.

Quando contar com o Facebook

A estratégia de marketing digital bem estruturada prevê a adoção de redes sociais em cenários específicos. Veja alguns que se aplicam à realidade do Facebook:

  • Criação de página: Quando o objetivo ainda é informar sobre a marca, contar um pouco sobre a sua história e disponibilizar demais dados que forem relevantes, criar uma página no Facebook é primordial. Ainda mais quando se tem em mente que essa é a rede social mais acessada do mundo, o que igualmente a torna uma verdadeira ferramenta de busca na Internet.
  • Desenvolvimento de aplicativos: No intuito de engajar não somente o público-alvo, mas também os curiosos pela marca, a mesma pode criar aplicativos personalizados em momentos críticos de uma campanha, assim como o lançamento de um novo produto ou serviço. O resultado pode ir além e garantir ainda mais seguidores para a página da marca.
  • Agendamento de eventos: Comunicar ao público de seguidores que a marca está promovendo algum evento, ajuda a garantir que haja muitos confirmados estejam presentes no dia. Isso porque o Facebook, e redes sociais em geral, contam com o compartilhamento de informações em alta velocidade e permite o envio de convites para eventos.

Criar uma página, desenvolver aplicativos, realizar promoções regulares e fazer postagens periódicas não são o suficiente para garantir que a marca terá resultados vitoriosos no Facebook. O monitoramento constante é altamente importante para a análise de dados, para o acompanhamento da aceitação de campanhas e para contenção de estragos em caso de repercussões negativas. Por essa razão, é aconselhável contar com o suporte de profissional especializado na área com experiência nos quesitos previamente levantados.

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