Marketing Digital
Marketing digital e as redes sociais na comercialização de serviços online
7 de Maio de 2018

Criação de sites e hospedagem, você sabe a diferença?

Criação de sites

Eis que você decide criar um site para sua empresa, visando divulgar o que ela tem a oferecer ao público. Mas no processo de Criação de sites, surgem alguns termos que parecem bastante similares entre si e que demonstram ser um tanto confusos, não é mesmo? Por exemplo, hospedagem e domínio – ambos são de extrema importância para a existência e pleno funcionamento de sua página, mas qual é a diferença entre os dois?

A hospedagem de sites é fornecida por um provedor, responsável pelo espaço onde todo o conteúdo fica armazenado. O serviço pode ser tanto gratuito quanto pago, sendo que os diferenciais de sua prestação ficam por conta dos recursos e forma de controle.

O domínio funciona como uma espécie de CNPJ do site. Trata-se do IP do servidor da hospedagem ou, em outras palavras, o endereço que o indivíduo deve digitar para ter acesso à página. O mesmo é chamado de URL, cuja estrutura é bastante variável de acordo com os serviços prestados.

Fatos sobre hospedagem

Na opção gratuita, existem limitações. Sua página pode estar sujeita a disposição de banners publicitários. Para muitos, essa realidade é incômoda. No entanto, isso ocorre para incentivar a contratação paga do serviço, que conta com mais opções efetivas para a melhoria dos resultados das estratégias de marketing digital.

Já na hospedagem paga, os benefícios ficam claros. Há suporte 24 horas para o cliente e os anúncios da opção gratuita não aparecem nesta modalidade.

A escolha se dá com base na necessidade de cada contratante. Leve em consideração:

  • Quantidade de espaço: O cálculo não trará um valor preciso, mas dá uma boa ideia. Basta verificar alguns quesitos, assim como quantidade de imagens que serão dispostas na página, conteúdos a serem utilizados, níveis de recursos, etc.
  • Definição de público-alvo: Esse fator determinará, entre outros pontos, o tráfego da página. Se o público-alvo em questão possuir alto nível de engajamento, o número de visitantes provavelmente será mais alto. Consequentemente, será necessário reconsiderar o tráfego mensal a ser contratado.
  • Opções de controle: Para preservar a segurança e a privacidade de quem visita a página de sua marca e preenche uma ficha cadastral ou realiza transações de compra com o uso de dados bancários, escolha uma hospedagem que ofereça opções de controle e manutenção para operar informações sigilosas de maneira mais segura e confiável.

Fatos sobre domínio

Os domínios de sites e suas respectivas estruturas, conforme mencionado anteriormente, possuem suas variações, as quais dependem de determinados fatores. Em relação aos tipos de domínios, você com certeza já se perguntou por que o endereço de algumas páginas possuem “.com” e outras “.gov”, certo? Bem, o “.com” indica que se trata de uma empresa que presta serviços, ao passo que o “.gov” confirma que você está navegando na página de uma instituição governamental. A terminação “.org”, por outro lado, comprova que a página pertence à uma instituição que não tem relações com o governo.

O registro de um domínio deve ser atualizado 1 vez por ano. Para contratos de períodos mais longos, basta informar sobre a preferência durante a contratação. Mas antes de efetivar esse passo, é necessário verificar se o endereço concebido está disponível para utilização. Verificar é simples – basta entrar em sites específicos ou contar com as empresas de hospedagem para checar a informação.

Por fim, os passos para o registro do domínio seguem adiante por meio do fornecimento de:

  • CPF: No caso de uma pessoa física ser alocada como responsável;
  • CNPJ: Quando a empresa, ou pessoa jurídica, cumpre com essa obrigatoriedade.

Estamos falando de componentes altamente importantes para que determinadas estratégias de marketing digital obtenham sucesso. E para que uma página possa existir na Internet, deve haver combinação entre hospedagem e domínio, entre a atuação do servidor e a realização do registro. Quando isso ocorre, o acesso ao conteúdo disponibilizado online favorece a marca e auxilia no aumento seus lucros por meio de vendas.

Conte com o suporte de uma boa agência de marketing digital, a qual pode utilizar de sua expertise para igualmente sugerir demais ações que impulsionam o nome da marca e que a fazem atingir outro patamar na web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *