Quando você resolve pesquisar algo no Google, normalmente vai para as próximas páginas ou já clica no primeiro link que chama a sua atenção? Se a segunda opção foi a sua resposta, provavelmente este site usa as técnicas de SEO para isso.
A grande maioria não fica passeando entre as páginas de resultados do Google quando estão à procura de algo, normalmente o primeiro que aparecer será o escolhido. Você já se perguntou o por que daquele site ser o primeiro link na página?
Essa seleção não é feita através da sorte e muito menos da marca, mas de estratégias e técnicas que potencializam este bom posicionamento.
E por isso, preparamos um artigo explicando tudo sobre SEO, um conjunto de técnicas muito usado nos últimos anos para posicionar sites e blogs na primeira página do Google.
SEO é uma abreviação para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca.
Ele é um conjunto de ações e técnicas digitais que tem como objetivo colocar o site como primeiro resultado nas páginas de busca da maior plataforma do mundo, o Google.
De forma gratuita e orgânica, as técnicas de SEO são uma das mais usadas dentro do marketing digital e que resultam em grandes resultados para empresas e pequenos negócios.
Assim como a maioria das estratégias de marketing digital, o SEO possui inúmeras técnicas, e vamos listar algumas para você ter uma ideia do que já pode começar a fazer com o site da sua marca.
Palavras-chaves ou keywords, como são mais conhecidas, se referem às palavras que os usuários sempre utilizam no momento de buscar por alguma informação, produto ou serviço no Google.
Por exemplo, se um determinado número de pessoas vem pesquisado sobre “como anunciar no Google Ads” você sabe que o Google Ads pode ser uma das palavras-chaves que você pode usar para atrair as pessoas que procuram por isso.
Essas keywords mudam de acordo com o seu nicho e serviço, mas todas as áreas possuem palavras-chaves que te ajudarão muito.
Uma dica é procurar por essas palavras no Google Keyword Planner, uma plataforma do próprio Google que te mostra o volume de procura por determinada palavra-chave que pode ser a peça principal para o seu site.
Link Building significa troca de links ou troca de conteúdos, ele se baseia na troca de artigos e backlinks entre blogs que abordem o mesmo tema, com o objetivo de atrair o público de um site para outro.
Por exemplo, se você possui um blog que fale sobre Instagram Ads e outros meios de divulgação, você pode entrar em contato com um outro blog que fale sobre algo relacionado e propor a parceria.
Nela, você inclui links do seu site no blog deste e parceiro e ele pode realizar a mesma ação. Essa troca faz com que os públicos possam conhecer novos sites, novas marcas e novos produtos.
E ainda por cima, isso é muito bem avaliado pelo Google, pois, quanto mais links relevantes estiverem dentro do seu blog, mais bem posicionado ele estará na plataforma.
O retorno dos seus leitores também faz toda a diferença na execução da sua técnicas de SEO, o Google não manterá em primeiro lugar na página de buscas um artigo superficial e que não auxilia em nada os seus usuários.
Por isso, vá a fundo nos temas e assuntos que escolher produzir para o seu site ou blog.
Ao invés de só falar sobre tráfego pago, fale sobre como funciona o Facebook Ads e outras plataformas de anúncios, ofereça um conteúdo de qualidade para seus possíveis clientes.
Sempre pense nas dúvidas, desafios e desejos do seu público-alvo na hora de produzir algum conteúdo, isso o ajudará a criar textos relevantes e personalizados.
Sempre fique atento à URL do seu artigo e do seu site, uma URL repleta de letras e de número aleatórios acabam poluindo a página e não agradando o leitor.
Por isso, edite suas URLs para que elas fiquem curtas e objetivas, normalmente com o título do próprio texto. Isso traz harmonia e organização para a página e passa a ideia de simplicidade e objetividade para seu leitor.
Lembre-se sempre de estudar bastante para continuar por dentro de tudo o que envolve o mundo digital e as técnicas de SEO. Esta é uma área que sempre inova e apresenta novas estratégias, então fique atento.
Esperamos que as dicas apresentadas aqui possam ajudar você e a sua equipe a pensarem em novas formas de divulgação e visibilidade, criando um planejamento estratégico para chegar aonde desejam.