Presença digital, o significado do termo não se resume a posse de um site na Internet, no qual ficam expostos dados sobre determinado negócio e seu portfólio – trata-se de posicionamento, da forma de interação entre marca e internautas.
O uso dos meios digitais ganha relevância quando a empresa visa, por exemplo, propagar informações e impulsionar as vendas de sua marca. Para isso, é necessário desenhar um projeto de marketing digital bem estruturado para garantir a expansão e a boa repercussão das ações previstas no plano traçado.
Exploremos quais são os mais importantes componentes para que uma empresa se torne influente e conhecida no mundo online.
O desejo que se tem sobre a maneira com a qual a marca deverá ser vista direciona alguns elementos nas tomadas de decisão contidas no planejamento estratégico da empresa.
Posicionamento digital é, na verdade, o primeiro passo para que qualquer empresa inicie uma jornada de sucesso na rede, marcando presença digital eficientemente.
E para que a mesma não se comprometa ao sustentar o desalinhamento entre discurso e ações, certifique-se de:
É de fato relevante saber os meios através dos quais o público-alvo interage com a marca. A presença digital é conquistada quando a empresa se imbui da velocidade com a qual os fatos acontecem no mundo online.
Reflita: seus consumidores querem conteúdo acessível na palma da mão ao manusear um smartphone ou um tablet ou preferem interagir com a marca através de um desktop instalado no conforto do lar? Garanta que a empresa faça as adaptações necessárias para que possa estar presente em tantos meios distintos – do contrário pode haver perda de participação e a marca com a qual se está trabalhando cai no esquecimento.
Observar os movimentos de empresas que oferecem produtos similares ou complementares à sua é vital para colher os frutos de ações de marketing digital eficazes.
Dessa maneira, por exemplo, podem ser conhecidos os nichos que a concorrência não atende. Assim, são criadas oportunidades de negócio com pioneirismo reconhecido.
Além disso, estudar os casos de sucesso ajuda na identificação do que os consumidores gostam. Já os casos de insucesso, por outro lado, são úteis para que a empresa não repita erros operacionais e falhas no atendimento e também para que não tome decisões administrativas sem conhecer profundamente o mercado.
Nesse quesito, não fica completamente descartada a contratação dos serviços de uma empresa de pesquisa que possa fazer um mapeamento completo, listando nomes, identificando tendências e dando um norte ao processo de branding.
O estabelecimento da conexão entre empresa e público-alvo ocorre apenas quando existe relevância. Se o que é publicado no mundo online passa credibilidade e agrega algum valor ao produto ou serviço que está sendo ofertado, maiores são as chances de engajamento. Como consequência, a empresa se mantém bem posicionada digitalmente.
Outro ponto a ser levado em consideração é o meio onde será colocado todo esse conteúdo. Empresas em geral contam com uma série de opções, incluindo:
Por fim, não se esqueça de otimizar seu conteúdo. Quando técnicas de otimização são aplicadas devidamente, fica mais fácil para clientes correntes e clientes potenciais encontrarem informações sobre a empresa por meio de mecanismos de busca. Algumas menções incluem o conceito de Search Engine Optimization (SEO) e a utilização de palavras-chave para estabelecer sempre uma presença digital.
Encara a inserção de sua empresa ou marca na Internet como uma luta – prepare, estude, examine. É muito mais fácil enfrentar um cenário conhecido do que um totalmente inexplorado. Combine o bom senso com a expertise adquirida ao longo da trajetória do negócio.