Redes sociais possuem peso considerável nas ações que preveem a comercialização de produtos e serviços online. O valor que as mesmas têm na divulgação de marcas já é reconhecida nas estratégias de marketing digital.
A criação de um perfil permite a publicação instantânea de conteúdo que, por sua vez, pode ser compartilhado rapidamente por um custo muito menor quando comparado aos gastos que outros meios de comunicação demandam.
A comunicação online é de fato mais financeiramente acessível do que aquela feita, por exemplo, por meio de televisão e rádio. Mas, além disso, as redes sociais conseguem fornecer devolutivas mais prontamente, o que permite o acompanhamento praticamente em tempo real dessas ações. Com o fornecimento dos resultados ocorrendo prontamente, é possível realizar o ajuste de imprevistos e evitar maiores prejuízos.
As estratégias de marketing digital podem se basear em metas, as quais auxiliam na alavancagem da marca perante seus seguidores nas redes sociais:
O número de usuários do Facebook é o primeiro ponto a ser levado em consideração na escolha de uma rede social com a qual se pode trabalhar. Trata-se de um público de milhões de pessoas que pode ser atingido por poderosas ações de comunicação, impulsionando o consumo de qualquer que seja sua marca. Estamos falando de visibilidade em escala – quanto mais exposição, mais potenciais clientes criarão conhecimento sobre o que se deseja comercializar.
Com ferramentas inteligentes, o Facebook permite que os clientes se comuniquem com a marca de onde quer que estejam, visto que essa rede social pode ser acessada a partir de vários dispositivos, de onde quer que a pessoa esteja. E como tudo na Internet acontece na velocidade da luz, é vital pode contar com uma estrutura que auxilia no envio de respostas rápidas para quem levantar questionamentos ou quiser sanar dúvidas.
A estratégia de marketing digital bem estruturada prevê a adoção de redes sociais em cenários específicos. Veja alguns que se aplicam à realidade do Facebook:
Criar uma página, desenvolver aplicativos, realizar promoções regulares e fazer postagens periódicas não são o suficiente para garantir que a marca terá resultados vitoriosos na sua estratégia de marketing digital. O monitoramento constante é altamente importante para a análise de dados, para o acompanhamento da aceitação de campanhas e para contenção de estragos em caso de repercussões negativas. Por essa razão, é aconselhável contar com o suporte de profissional especializado na área com experiência nos quesitos previamente levantados.